A 48ª Subseção da OAB/SP (Americana), inclui no seu calendário anual o mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa, denominado “Junho Violeta”.
A previsão simbólica, tem como objetivo preservar a dignidade e respeito à pessoa idosa, e promover a conscientização para o combate de toda forma de violência contra esse público, observados os preceitos contidos na Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso).
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), os tipos de violência mais comuns são: física, psicológica, financeira, a negligência e o abandono. Em relação aos tipos mais denunciados tem-se o ranking dos quatro primeiros no Brasil: a negligência (41%), a violência psicológica (24%) como humilhação, hostilização e xingamentos, a violência financeira (20%) que envolve, por exemplo, retenção de salário e destruição de bens, e a violência física (12%). Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e 90% das vezes a violência é praticada dento da casa da vítima, no caso, da pessoa idosa.
A violência contra os idosos pode ser denunciada pelo Disque 100, em delegacias, pelo 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil e pelo WhatsApp (61) 99656-5008. O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e a identidade do denunciante não será revelada.

#oabamericana #advocacia #disque100 #violênciapessoaidosa

Categorias: Informações

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *