A Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência, representada pela sua Presidente Érica Bodemeier e a Diretora da OAB de Americana, Clóris Rosimeire Marcello Vital, no dia 06/08/22 estiveram presentes no Kartódromo Internacional de Nova Odessa, para conhecer o Projeto Social Kart Terapia, criado por Genne Fireball, um astro do motocross.
“Genne Fireball – o animal”, assim como é anunciado em seus shows e corridas, tem 58 anos, é americano, está no Brasil cerca de trinta anos, fez história no motocross nas acrobacias em arenas de rodeio, conhecido também como o “motoqueiro maluco”, pois está sempre disposto à desafiar o perigo e bater recordes.
É o pioneiro no motocross, ressalta-se, campeão em todas as categorias que disputou. Além do motocross, já participou de corrida na Fórmula Truck e na modalidade de corridas de kart, disputou provas na Europa.
Como se tudo isso não bastasse, bateu o recorde mundial de permanência dirigindo um kart no Kartódromo internacional de Nova Odessa: maior distância percorrida em 48 horas.
Por tudo isso, Genne Fireball é um nome muito reconhecido tanto no Brasil quanto Internacionalmente.
E, o que mais esperar de um astro como esse?
Ele não parou, sentiu uma vontade de fazer ainda mais.
Criou o Projeto Social Kart Terapia, um projeto que é um exemplo de amor, doação, empatia e inclusão.
O Projeto atende pessoas com deficiência das APAES da região, proporcionando uma experiência única, fazer terapia em um kartódromo!
Os alunos das APAES tem em sua rotina mensal, dois dias especiais: primeiro aprendem como funcionam as regras no kart e depois vestem macacão, capacete, sentem como é a sensação de estar em um box de verdade, e depois, pista!
Toda as sensações e emoções vividas nessa terapia são únicas e muito prazerosas, cheias de adrenalina.
O kart é projetado para dois lugares, são dois karts emendados, a parte dianteira de um com a parte traseira de outro, motor quatro tempos e possui um segundo volante, que é o “volante bobo”, para que o aluno tenha a real sensação de estar literalmente dirigindo o kart.
Na visita, a Comissão teve a oportunidade de conhecer também o kart adaptado com uma cadeira de rodas na parte traseira, o que dá a possibilidade ainda maior de inclusão e a sensação de liberdade e adrenalina sem fim.
Genne Fireball anunciou ainda a construção de um kart duplo, chamado “side by side”, onde fica um piloto do lado do outro e que possui dois volantes com comando.
Na hora da corrida, o kart duplo conta com a companhia de um segundo kart correndo em conjunto para aumentar a emoção, buscando proporcionar a sensação de ser ultrapassado ou não, e até mesmo, a sensação mais real de uma disputa nas pistas.
A emoção e sensação de segurança é tanta, que alguns alunos até soltam as mãos na linha de chegada para comemorarem.
E nessa pista, nos karts, acontecem as terapias que trazem sensações nunca antes experimentadas, com direito até a pódio e medalha.
Pois bem, você já havia parado para pensar nessa possibilidade de terapia tão diferente e prazerosa, além de inclusiva?
Quando analisamos a questão da terapia nessa modalidade, fica claro que não estamos falando apenas de inclusão física, mas também de uma inclusão social.
As pessoas com deficiência apresentam uma melhor resposta diante de estímulos prazerosos e no kart terapia o estímulo é muito alto, o que é extremamente positivo.
No kart terapia são trabalhadas as emoções, sensações, equilíbrio, raciocínio, socialização, concentração, trabalho em equipe, espírito competitividade, respeito ao próximo, além de receber estímulos proprioceptivos com a vibração do kart, o que faz dessa experiência muito enriquecedora.
E perguntamos ao Genne Fireball, que não tem nenhuma pessoa com deficiência na família, parentes, o que o trouxe para esse projeto?
“Deus me falou, vamos trazer essas pessoas com deficiência de volta para nossa sociedade. Vamos trazê-los de volta para esse mundo que todos nós vivemos. Eu não quero ver essas crianças mais colocadas dentro de um “armário” e esquecidas” .
Ele se emociona muito ao falar sobre o assunto.
Genne Fireball é um ser humano fantástico, esbanja carisma, inspira pessoas, leva a magia para as pistas onde faz com que cada aluno, sinta-se como um piloto profissional do kart.
Revelou que dentre seus próximos projetos está a primeira corrida de kart para Pessoas com Síndrome de Down, e ainda, em breve, o lançamento do primeiro piloto de kart com deficiência visual.
Esse projeto social é um grande exemplo de Inclusão!
Érica Bodemeier
Presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência e Acessibilidade da OAB de Americana/SP.
0 comentário