No dia 03 de Dezembro, “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, foi realizado o Festival de Atividades Inclusivas “Eu Posso”, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), no Centro de Cultura e Lazer (CCL), em Americana.

O evento contou com apoio da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB de Americana, APAE de Americana e Santa Barbara D’Oeste, CPC de Americana, ACIA de Americana, Rádio Gold FM, Dae de Americana, Guarda Municipal de Americana, a Palhacinha Lilica e Secretaria da Assistência Social e Direitos Humanos.

Estiveram presentes cerca de 100 pessoas e dentre elas a ilustre presença do vice-prefeito, Sr. Odir Demarchi que prestigiou as atrações e destacou a importância de trabalhos como esse voltados para inclusão.

Durante o evento a APAE de Americana realizou a exposição de quadros elaborados por seus usuários, artistas que são Pessoas com Deficiência de um talento incrível.

Ana , mãe de uma moça com deficiência, fez a apresentação com fantoches terapêuticos, destacando o tema do Festival, que todos podemos tudo, independente da limitação de cada um, pois através das adaptações, empatia e força de vontade tudo se torna possível.

Leandro Rafer, neurocientista, vestido de cientista maluco e de forma lúdica desvendou a “fórmula da Inclusão”, destacando de maneira ímpar a importância da união da Família, Poder Público, Família e uma grande dose de amor.

Monica Brito, professora de natação, especializada em pessoas com deficiência e segurança aquática, fez uma dinâmica destacando as necessidades das Pessoas com Deficiência na prática de esporte, empatia e discorreu  sobre questão de segurança aquática.

 A APAE de Santa Bárbara D’Oeste marcou presença com a apresentação da dança adaptada com cadeira de rodas e fecharam o evento com a Cantata de Natal em conjunto com o Arthur Potter do Coral “Vozes Especiais” da palhacinha Lilica, símbolo da inclusão na região.

Estiveram presentes também o grupo de dança “Amigos do Flash Back” que apresentaram várias danças com pessoas com deficiência, que levantaram a galera.

Para finalizar o evento teve a chegada do Papai e Mamãe Noel que são Pessoas com Deficiência Física, chegaram em um carro adaptado e foram com suas carruagens distribuir presente para as crianças, foi um momento muito marcante e de muita emoção !

“Comemoramos o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em grande estilo, foi um dia muito bacana, cultural e reflexivo. Foi um festival para mostrar que quando envolvemos respeito, amor e participação, todos podem participar de diversas atividades, independente das limitações”, disse a presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Mary Gonçalves.

“O nome do Festival “Eu Posso” foi escolhido a dedo, pois faz toda a sociedade pensar, não somente as pessoas com deficiência, visto que todos temos nossas dificuldades, nossas barreiras que precisamos vencer todos os dias, por isso temos que acreditar no nosso potencial, que nós conseguimos e nós podemos! Que todos tenhamos um ano novo repleto de superações!”, disse Érica Bodemeier, Presidente da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB de Americana.

Categorias: Comissões

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *