Promovida pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência e Acessibilidade da OAB Americana, a Campanha de Conscientização sobre o Autismo teve início no dia 02/04, com uma Caminhada em parceria com a APAE de Americana, Rotary Clube e Tempo de Viver. Esse evento, que contou com a participação de mais de 500 pessoas, percorreu a Av Brasil com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema “Mais informação e menos preconceito”.
O Transtorno do Espectro Autista pode ser identificado muito precocemente através de alteração na comunicação, déficit na interação com as pessoas, padrões repetitivos e limitados de comportamento e interesses. Em sua grande maioria, os diagnosticados com TEA apresentam um hiper foco em algum tema, bem como seletividade alimentar e questões sensoriais; logo, essas características muito singulares as diferenciam de seus pares tanto no tocante à formação psicológica quanto de personalidade e na sua qualidade de vida.
Tendo em vista que um dos maiores problemas enfrentados é a desinformação tanto da população quanto dos profissionais da saúde e educação sobre o Autismo, a campanha desse ano possui esse objetivo principal, pois se acredita que a informação correta contribui para despertar na família um olhar mais atento aos primeiros sinais que vem desde muito cedo, contribuindo assim com o trabalho do pediatra no diagnóstico precoce, que é essencial para maior independência dessas crianças no futuro.
Assim, busca-se despertar o olhar mais atento de todos em relação a esses sinais, bem como promover maior inclusão e respeito, pois quando há conhecimento, o preconceito diminui, a inclusão começa acontecer de maneira mais natural e surgem mais políticas públicas.
A consequência de tudo isso é o aumento de número de diagnósticos precoces do Autismo, pois com mais conhecimento os critérios empregados tornaram-se mais abrangentes.
Esse movimento em massa sobre a Conscientização sobre o Autismo é de extrema importância visto que não há possibilidade de avanço desses indivíduos sem a mudança atitudinal da sociedade em seu todo. Esse tema precisa estar presente nas Universidades, que são os formadores de profissionais, estar nas escolas, na saúde, na política, nos Tribunais, em todos os ramos da nossa sociedade, pois são seres humanos dignos de direitos que precisam ser respeitados.
A Campanha da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB de Americana continua durante todo o mês de Abril, sendo realizada, no dia 15/04, às 9h, a 1º Corrida para Autistas no Jardim Botânico de Americana.
É a Ordem dos Advogados do Brasil defendendo a cidadania e você é peça fundamental na inclusão! Participe!
Érica Bodemeier
Presidente da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência e Acessibilidade da OAB Americana
Tivemos a presença da Maria Gonçalves(Mary)
Presidente CMDPD conselho Municipal dos direito da pessoa com deficiência de Americana.
0 comentário