Finalizando os encontros do mês de julho, a Comissão de Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados se reuniu no dia 25/07/2023 para tratar sobre tema contemporâneo, cujo debate está em voga diante das novas tecnologias, envolvendo a atuação do(a) advogado(a), qual seja, a “Advocacia, inteligência artificial e o CHATGPT: limites e possibilidades”.

A condução se deu pelo Dr. Giuliano Andreolli Oshiro, advogado e membro da Comissão, graduando em segurança da informação pela FATEC, especialista em Direito Digital pela Legale Educacional e em Perícia Forense Digital e Investigação Cibernética pela Daryus.

A apresentação contou com parte teórica sobre o que é o CHATGPT (ferramenta chatbot que interage em linguagem natural – PLN – a perguntas, conceitos, propõe soluções, resume textos entre outras coisas, criada pela empresa OpenAI); diferença entre a linguagem computacional tradicional e contemporânea; o que é inteligência artificial e os projetos que estão sendo desenvolvidos no Poder Judiciário. Além disso, foi apresentada uma parte prática a respeito de como usar tal ferramenta, as versões do programa e as suas limitações.

Os participantes tiveram a oportunidade ainda de refletirem sobre os impactos da inteligência artificial sobre a atuação do advogado, bem como discutir quanto ao seu uso de maneira ética e responsável.

Por fim, críticas foram tecidas, concluindo-se pela necessidade da regulamentação do uso da inteligência artificial ser precedida de estudos científicos, além das possibilidades da ferramenta CHATGPT ser utilizada de forma favorável com a finalidade de auxiliar no trabalho trazendo maior rapidez e dinamismo para o dia a dia da advocacia.

Categorias: Comissões

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *